Expressão Musical:
- Dinâmica (Prosódia, Acentuação Métrica, Função Harmônica) – Intensidade;
- Cinética (Agógica) – Andamento;
- Articulação – Ornamentos;
Dinâmica Musical:- Se refere à indicação que um compositor faz na partitura sobre a intensidade sonora com que ele quer que uma nota ou um trecho musical sejam executados.
Mas o que é intensidade?
“[]…A intensidade sonora refere-se à energia com que a onda sonora atinge nossos ouvidos. Para indicar a intensidade sonora com que ele quer que uma nota ou trecho musical seja executado, o compositor utiliza uma gradação que vai desde o molto pianissimo (intensidade sonora mínima, quase inaudível) até o molto fortissimo (o máximo de intensidade sonora que se pode obter sem danificar a voz ou o instrumento). “ – Wikipédia
As gradações dinâmicas mais frequentes são (da mais suave para a mais intensa):
ppp pianississimo
pp pianissimo
p piano
mp mezzo piano
mf mezzo forte
f forte
ff fortissimo
fff fortississimo
Por exemplo, se uma letra p aparece sobre (ou sob) a nota, isso significa que o compositor quer que a nota seja executada delicadamente; um f significa que o compositor quer que a nota seja executada o mais forte possível, ou seja, com o máximo de intensidade.
Mas como faço pra saber qual a intensidade que devo tocar nos hinos da CCB haja vista que não tem indicação de dinâmica no hinário?
Mesmo não tendo a indicação de dinâmica anotada explicitamente na escrita musical do nosso hinário, ainda assim, podemos ter a partir da análise da estrutura melódica, harmônica e poética dos hinos a clareza de como devemos executar as gradações dinâmicas nos trechos dos hinos.
Para isso devemos considerar primeiramente que uma melodia se desdobra para uma conclusão harmônica coerente com a sua tonalidade inicial. Raros os casos de mudança tonal em peças que são de pequena estrutura como nossos hinos.
Um exemplo disso, na prática, é que podemos achar, na maioria dos hinos, a tonalidade observando a última nota do soprano antecedendo a barra final, ou seja, a última nota sempre coincide com a nota tônica daquela escala harmônica do hino em questão.
Uma observação quanto a isso! Devemos orientar os(as) alunos(as) que aprendam a analisar a tonalidade a partir da armadura da clave. O exemplo citado foi para compreendermos que a melodia sempre caminha para uma conclusão harmônica coerente com a tonalidade escrita do hino.
Voltando ao assunto, nesse caminho de desdobramento em que a melodia segue haverá início e término de frases e essas por sua vez poderão ser suspensivas ou conclusivas como veremos logo a seguir.
A dinâmica então terá a sua gradação de intensidade com base nesses início e término dependendo da função harmônica, ou seja, as notas que formam o acorde final ou da prosódia poética do término das frases.
A prosódia é a análise da acentuação tônica das palavras da poesia do hino.
Outro fator a ser considerado é que a maioria das nossas poesias do hinário foram adaptadas à melodia de hinos que já existiam com outras poesias em outras traduções. Sendo assim, em alguns trechos notamos que a função harmônica que produz sensação de repouso tem hora que entona a uma sílaba acentuada que produzirá uma sensação de tensão.
Por isso, em alguns casos a função harmônica, ou seja, as notas da harmonia e da melodia que indicariam um término de frase suspensiva (tensão harmônica) ou conclusiva (repouso harmônico) não coincide com a prosódia da poesia.
Ou seja, palavras com sílabas tônicas no final da palavra escrita no trecho em que as notas da harmonia exercem função de repouso e conclusão…
Hino 142
49
197