FRASEOLOGIA
Várias fontes
Fraseologia é o estudo da construção do discurso musical, suas articulações e ligações – enfim, o modo como se relacionam os
diversos elementos de uma obra. A fraseologia estuda especialmente a construção melódica.
MOTIVO
A menor unidade reconhecível de uma determinada obra musical. O motivo é incompleto em si mesmo, sendo utilizado como ponto de partida para construção de unidades mais extensas.
O motivo pode ser caracterizado por uma formação melódica característica (intervalos) e uma formação rítmica (célula rítmica).
Ele é repetido durante a melodia, geralmente por versões simplificadas da original. O motivo também é chamado de célula ou inciso. Ex.:
Uma figura é como um motivo, mas tem menos impacto temático (na formação da peça musical) e um contorno menos fechado ou menos distinto. Ex.
TÉCNICAS DE VARIAÇÃO:
Para fazer com que os motivos se desdobrem formando frases, utilizam-se as Técnicas de variação:
Variação Melódica
Variação Rítmica
NOTAS ORNAMENTAIS (dissonâncias)
Notas ornamentais são notas estranhas ao acorde que podem possuir tanto uma função melódica, como simplesmente ornamental.
SEMIFRASE, FRASE, PERÍODO
SEMI-FRASE: (ou membro de frase): A concatenação de diferentes motivos. Ex.:
FRASE: A unidade básica da sintaxe musical – uma idéia musical completa que finaliza com uma cadência. A frase resulta da conexão de duas ou mais semi-frases.
A frase pode ser:
Conclusiva – quando termina com uma cadência conclusiva.
Suspensiva – quando termina com uma cadência suspensiva.
PERÍODO: Um caso especial de combinação de frases, uma complementar à outra. A segunda frase é ouvida como resposta à primeira.
Frase antecedente – A primeira frase de um período (geralmente suspensiva).
Frase consequente – A frase que serve de resposta (geralmente conclusiva).
OUTROS PADRÕES DE FORMAÇÕES ENTRE FRASES:
Paralelismo: idéias de uma frase repetidas em outra;
Assimetria: frases de durações diferentes;
Frases repetidas: uma frase seguida por sua cópia, exata ou ornamentada.
CADÊNCIAS
As cadências são sequências típicas de acordes, que formam a “pontuação” do trecho musical. O teor e a força da pontuação que a cadência transmite ajudam a formar os padrões de frases da melodia.
As cadências são classificadas de acordo com a sequência de acordes que as formam e nomeadas de acordo com a sensação tonal (de tensão/relaxamento) que transmitem. As cadências conclusivas são aquelas que terminam no acorde de tônica; as cadências suspensivas terminam em outros acordes.
a) Conclusiva:
Perfeita – V-I
Imperfeita – V-I3; V7-I3
Plagal – IV-I
b) Suspensiva:
Meia-cadência (à dominante) – II-V; I-V; IV-V
Cadência de engano (interrompida) – V-VI
RECONHECIMENTO DOS ELEMENTOS FRASEOLÓGICOS
O conhecimento das frases musicais, suas partes, suas durações e suas inter-relações no discurso musical, são extremamente importantes na criação, interpretação ou análise musicais. Os métodos de junção e combinação de unidades irão variar de obra para obra, compositor para compositor, estilo para estilo, etc.
Estes métodos contribuem muito para a formação da individualidade de uma melodia.
Para que se tenha uma compreensão mais precisa da fraseologia, é necessário que consigamos perceber claramente as articulações entre os diversos elementos Fraseológicos; saber separar os incisos, as semi-frases, as frases, os períodos: Estas subdivisões na melodia podem ser realizadas mediante:
1) Uso de pausa;
2) Nota longa;
3) Uso de fermata;
4) Mudança de direção do movimento melódico;
5) Salto melódico (geralmente na direção oposta a que a música vinha se movimentando);
6) Repetição de nota;
7) Repetição de padrão melódico ou rítmico;
8) Mudança de padrão melódico ou rítmico;
9) Divisão pelo peso do compasso:
Finalmente, convém lembrar que nem todas as fontes de referência concordam entre si na definição dos termos musicais.
Assim, algumas referências podem estar em contradição aparente.
EXEMPLOS
EXERCÍCIOS
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