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Download do Método de Teoria e Solfejo (MTS) em PDF.

Método usado exclusivamente no Grupo de Estudo Musical (GEM).

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Resumo da Versão:-

Módulo 01

  • MÚSICA – é a arte dos sons.
  • RITMO – divisão ordenada do tempo combinando sons curtos longos e silêncios. Lembre se da pulsação.
  • MELODIA – ( sons sucessivamente)
  • HARMONIA – ( sons simultâneos)
  • PROPRIEDADES DO SOM – timbre,  duração, intensidade,  Altura.

Módulo 02

  • FIGURAS – Os ritmos e as diferentes durações dos sons podem ser representados por FIGURAS

Módulo 03

  • COMPASSO – Para determinar o ritmo e a duração das figuras de sons e silêncio, utiliza se o tempo (relógio, metrônomo) como medida.
    • O Compasso é o agrupamento de tempo. 2⃣-Binário , 3⃣-ternário, 4⃣-quaternário.
    • Podem ser simples ou compostos.

Módulo 04

  • PENTAGRAMA – Para representar os sons através das figuras, utiliza-se um conjunto de 5 linhas e 4 espaços. Pode ser chamado de pauta.
  • CLAVE – O nome e altura das figuras no pentagrama são determinados pela CLAVE. (Sol, Fá, Dó)
  • NOTAS MUSICAIS – Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si
  • CIFRAS – C, D, E, F, G, A, B
  • NOTAÇÃO MUSICAL – O conjunto de sinais ( claves, notas, pautas, pausas etc) representam a escrita musical

Módulo 05

  • SOLFEJO – Consiste em falar, cantar o nome das notas musicais, marcando o ritmo com a mão, obedecendo os seus valores e altura.
  • RESPIRAÇÃO – Muito importante para todos os instrumentos, principalmente sopro. Exercícios de respiração deve ser feito diariamente ate mesmo pra quem não é músico bom pra mente e pro corpo.

Módulo 06

  • INTERVALO – É a distância entre dois sons. São chamados de intervalos ou saltos de 2°, 3°, 4°, 5°, 6°, 7°,  8°,  9°, etc.  Acima do 8° é chamado de intervalo composto.
      • SEMITOM é o menor intervalo entre dois sons.
        TOM é o intervalo de som formado por dois semitons.
        UNÍSSONO – são dois sons da mesma altura ( notas iguais ou diferentes ENARMÔNICO)
  • SINAIS DE ALTERAÇÃO – O sustenido e o Bemol modificam a altura da nota ( meio tom) e o dobrado sustenido ou dobrado bemol eleva ou abaixa dois semitons.

Módulo 07

  • SUBDIVISÃO DOS TEMPOS – O ritmo baseia se na divisão ordenada do tempo. Cada unidade de tempo pode ser dividida ou subdividido em partes iguais. Dividir em duas partes é binário (forte fraco) em três ternário ( forte fraco fraco).
  • PONTO DE AUMENTO – É colocado ao lado direito da figura e aumenta a metade do seu valor. As pausas também podem ser pontuadas.
    Podem ser utilizado ate 3 pontos de aumento, aumentando a metade do valor do ponto anterior.
  • LIGADURA – É uma linha curva que se coloca acima ou abaixo das notas e serve para unir sons. Há três tipos de Ligaduras:
    – de valor: liga as notas de mesma altura.
    – De portamento: liga duas notas de diferentes alturas)
    – De fraseado: liga diversas notas ou compassos e identifica semifrases ou frases.
  • SÍNCOPA – É a nota indicada no tempo fraco estendendo se ate o tempo forte. Isso causa o efeito de deslocamento da acentuação métrica musical. A síncopa pode se regular quando tem figuras com a mesma duração ou irregular quando tem figuras com durações diferentes.
  • CONTRATEMPO – São notas executadas no tempo fraco, ficando os tempos fortes preenchidos por pausas.
  • ENDECAGRAMA – É um sistema de pauta com 11 linhas e 10 espaços que une as claves de Sol e Fá. As duas claves são separadas por uma linha chamada de Dó central.

Módulo 08

  • FRASEOLOGIA –  Assim como uma conversa, um as frases de um texto, uma poesia …. Também na musica deve-se unir as notas em pequenos grupos para se torna uma ideia musical completa, à qual da se o nome de frase. Ao longo de uma musica é chamado FRASEADO. Fraseologia é o estudo minucioso da FRASE e permite ganho de musicalidade, técnica, tempo, timbre, terminações de frases etc.
  • MOTIVO – É o trecho de uma obra musical que nos faz reconhecer a melodia da música. Semifrase é a combinação de 2 ou 3 motivos.
  • RITMOS INICIAIS – para que o acento tônico coincida com o tempo forte do compasso…
    – Tético: Inicia no tempo forte. Compasso completo.
    – Anacrúsico: Inicia no tempo fraco. Compasso incompleto
    – Acéfalo: Inicia por um contratempo. Pode ser compasso completo ou incompleto

Módulo 09

  • ESCALAS DIATÔNICA MAIORES – É uma sucessão de 8 sons, composta por 5 tons e 2 semitons; o 8° som é repetição da tônica ( do primeiro)
    As notas também são chamadas de grau, onde:
    Grau I Tônica (dá o nome à escala),    Grau II supertônica, Grau III mediante, Grau IV subdominante, Grau V dominante,  Grau VI superdominante,
    Grau VII sensível, Grau VIII repetição da tônica
  • ESCALA Diatônica MENOR – Toda escala diatônica maior tem sua relativa menor, ela inicia a partir do 6° grau da Maior. Ex A de DÓ é o LÁ.  A principal diferença entre as escalas está no intervalo entre I e III GRAUS. Enquanto na Escala maior o saldo é de 2 tons, na escala maior o salto é de 1tom e 1/2. Ex. Escala Maior (Dó, Ré, Mi…), Escala Menor  (La Si Do…).
  • ARMADURA DE CLAVE – Sinais de alterações ou acidentes( sustenido ou bemol) colocados após a clave no inicio do pentagrama indicando as notas devem ser alteradas. Lembrando que existe os acidentes fixos, acidentes ocorrentes e acidentes de precaução.
  • TONALIDADE – É o nome que se dá a uma serie de sons com base no primeiro grau de uma escala (tônica) podendo ser na tonalidade maior ou menor.

Módulo 10

  • SUBDIVISÃO TERNÁRIA – Compassos Compostos, onde cada unidade de tempo foi subdivido por 3, e cada subdivisão é chamado de movimento.
  • QUIÁLTERAS – são grupos de notas onde se colocam mais ou menos figuras do que normalmente caberiam, ou seja, não obedecem a divisão ou subdivisão normal. As Quiálteras são indicadas por um número escrito acima ou abaixo do grupo de figuras que está sendo alterado.

Módulo 11

  • ANDAMENTOS – Velocidade na qual se executa a partitura. Lento, Moderado, Rápido.
  • DINÂMICA – É a variação da intensidade do som.
  • ARTICULAÇÃO – A maneira de como se pronúncia as notas musicais. Legato, Stacatto, Portanto, etc.

Módulo 12

  • EXPRESSÕES – Interpretação uma composição musical, englobando variações de andamento e intensidade.
  • Abaixo, segue as expressões contidas no hinário 05, seus significados e interpretações:
    • Solene: Pomposo, Magnifico. Executar com virtuosidade.
    • Majestoso: Suntuoso, Grandioso, Imponente. Executar com grandiosidade sem exagero na intensidade.
    • Com Júbilo: Com grande Alegria ou Contentamento. Executar de forma alegre.
    • Com Veneração: Respeito e Devoção. Executar com som suave.
    • Com Submissão: Obediência Voluntária. Executar com sonoridade.
    • Com Humildade: Reconhecimento das próprias fraquezas. Executar com som delicado.

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  3. A Paz de Deus a todos!
    Estou muitíssimo satisfeito com o material didático disponibilizado pela CCB, através do qual estou a cada dia aprendendo mais sobre musica.
    Apenas, não estou conseguindo ouvir as MIDIS, no meu PC.
    Podes me ajudar?
    Muito obrigado Nilton César de Almeida.
    Helio Schneider.

    • Amém! tudo bem? Deus abençoe pelo comentário. Não sei dizer… mas pode ser algum codec que esteja faltando. Tente instalar outro player pra testar, tipo, vlc player.

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