Estudos de Linguagem Rítmica e Outros Conceitos – GEM CCB.

ALGUNS DOS CONCEITOS DESTA OBRA:

  1. Linguagem Rítmica: Para o estudo da divisão musical trabalhando figuras rítmicas e pausas.
    Prosódia (pronúncia): Fonemas (sílaba Tá e variantes, não nome de notas)
    Gestual: Usa-se a Elipse Vertical na pulsação dos tempos no mesmo lugar. Com a mão direita, em sentido horário.
    Entrada: Fazer somente a respiração, sem o gesto Levare.
    Fecho (pulso completo): No início da próxima elipse ou parte dela.
  2. Solfejo: Falar ou entoar o nome das notas.
    Gestual: Marcação dos compassos no modo francês (universal). Com a mão direita.
    Entrada: Fazer a respiração junto com o gesto Levare.
    Fecho (pulso completo): No início do próximo tempo ou parte dele.
  3. Regência da orquestra:
    Gestual: Marcação dos compassos no modo francês (universal). Com as duas mãos.
    Entrada: Fazer a respiração junto com o gesto Levare.
    Fecho (pulso completo): No início do próximo tempo ou parte dele.
  4. Respiração: Exercícios para ampliação da capacidade respiratória.
  5. Interpretação: Analisar a poesia (se é Louvor ou Súplica), Acentuação Métrica correta (não exagerar o tempo forte), coincidência nas Respirações (sincronismo), Fraseologia, Articulações (Legato ou Non Legato), Dinâmica dos hinos (pp ao f), Expressão
    *A fraseologia engloba respirações, acentuações métricas, motivos, semifrases, frases, ritmos iniciais e terminação das frases.
    *A Expressão engloba variações de andamento (agógica), variações de intensidade sonora
    (dinâmica), variações na forma de tocar ou cantar as notas (articulação, acentuação, fraseado).
Continue lendo

Hinário das Crianças CCB – Brincadeiras e Ilustrações.

Hinário das Crianças CCB

Este Hinário é de criação particular, para fins de ajudar as crianças no
incentivo de Louvar a Deus, com um material didático, educacional e
ilustrado.

Trazendo na linguagem da criança o interesse pela música, pelo
canto, pelo louvor e adoração ao nosso Deus Criador do Universo.

Continue lendo

Afinação por Instrumento e Voz Principal e Alternativa – MOO – CCB

Afinação por Instrumento e Voz Principal e Alternativa MOO

Tabela do MOO indicando a nota de afinação de cada instrumento de acordo com sua tonalidade e qual voz primaria e secundária se aplica ao hinário da CCB de acordo com o timbre e tecitura.

Continue lendo

Tópicos de Ensinamentos da Parte Musical a partir de 1990.

Este trabalho tem como objetivo facilitar a localização dos assuntos tratados nas reuniões de Encarregados de Orquestra da Grande São Paulo a partir do ano de 1.990.
Referidos assuntos foram agrupados a partir das Atas das Reuniões, ficando mantida a integridade deles.
O presente compêndio permite a sua atualização a partir de assuntos novos que surgirão em futuras reuniões.

A identificação torna-se possível a partir do seu título/assunto.

Tópicos de ensinamento da Parte Musical a partir de 1990 – CCB
Continue lendo

METODOLOGIA SUZUKI COM APLICAÇÃO NOS GEMs

*Introduçāo: vamos abordar uma moderna metodologia e algumas estratégias de
ensino adaptadas à realidade dos GEMs, combinando com a utilizaçāo de outros
métodos em utilizaçāo na CCB.
Obs. essa metodologia muda paradigmas e transforma professores medianos em
treinadores de grande capacidade pedagógica!

Continue lendo

Transição do MTS para MSA


MSA é o novo método de ensino foi criado pela Comissão Musical da CCB que reuniu dezenas de irmãos encarregados regionais, encarregados locais, anciães e irmãos e irmãs que tem didática musical de ensino (todos anônimos).

Continue lendo